Artigos Tecnicos História do Aço

Vejamos de maneira rápida os antecedentes da estrutura metálica por meio de algumas datas especificas.

Produção do Ferro

  • 1720 – Obtenção de ferro por fundição com coque e início da produção de ferro de primeira fusão emgrandes massas.
  • 1784 – Aperfeiçoamento dos fornos para converter ferro de primeira fusão em ferro forjável.
  • 1864 – Introdução do forno Siemens-Martin para produção de aço.

Conformação do ferro

  • Meados do Séc.XVIII – Laminação de chapas de ferro.
  • 1830 – Laminação dos primeiros trilhos de trem.
  • 1854 – Laminação dos primeiros perfis I sendo feita a primeira normalização de um material utilizado na construção civil.

Utilização do ferro

  • 1779 – Primeira obra importante de ferro, ponte sobre o Severn em Coalbrookdale, na Inglaterra,projetada por Abraham Darby com vão de 30m.
  • Começo do Séc.XIX – Utilização de cabos em pontes.
  • 1801 – Primeiro edifício industrial em ferro em Manchester.
  • 1850 – Alcançou-se 300m de vão com ponte a cabo.
  • 1851 – Início da utilização do ferro em grandes coberturas (naves); Palácio de Cristal em Londres,projetado por Joseph Paxton.
  • 1852 – Estações ferroviárias de Paddington (Londres).
  • 1853 – Mercado Central do Halles (Paris).
  • 1855 – Primeira ponte de grande vão com vigas.
  • 1862 – Estações ferroviárias do Norte (Paris).
  • 1866 – Construção de uma cobertura em Londres com 78m de vão.
  • 1868 a 1874 – Ponte em aço sobre o Rio Mississipi em St. Louis, projetada por Eads, com 3 arcos treliçados, tendo o maior deles 159m de vão.
  • 1875 – Palácio de Cristal (Petrópolis).
  • 1879 – Edifício Leiter I, construído pela "Escola de Chicago".
  • 1883 – Ponte de Brooklyn (New York), pensil com 487m de vão.
  • 1890 – Ponte sobre o "Firth of Forth" (Escócia) em balanço duplo treliçado, com vão central de521m.
  • 1894 – Edifício Reliance construído pela "Escola de Chicago".
  • 1901 – Estação da Luz (São Paulo); Mercado do Ver-0-Peso (Belém); Estação Ferroviária de Bananal (Bananal).
  • 1910 – Teatro José de Alencar (Fortaleza).
  • 1910 a 1913 –Viaduto Santa Efigênia construído com estrutura belga, com 225m de comprimento vencidos por três arcos.