Artigos Tecnicos Pontes Rolantes

Quando temos galpões com ponte rolante, existe mais complexibilidade na execução porque exige apoio para o caminho de rolamento das pontes rolantes, normalmente empregados para instalações industriais pequenas ou grandes.

Quase todas as tipologias empregadas nos galpões sem ponte rolante podem tambem ser usadas também para os galpões com ponte rolante, pois nao se altera nada, a não ser a estrutura e dimensionamento das colunas metálicas, ou no caso de coluna pré moldada, pré fabricada ou de concreto, utiliza-se console para suportar a ponte e o peso que ela irá ela suportar.

Vejamos a baixo alguns exemplos de situações de colunas que recebem ponte rolante:

Pórtico com Console.
Para galpões com pontes rolantes leves, operadas com controles pendentes, as vigas de rolamento podem se apoiar em consoles soldados nas colunas metálicas de seção única, ou pré moldada em colunas de concreto ou pré moldadas tambem.

Pórtico com Coluna Escalonada.
Para galpões com pontes rolantes médias ou com caminho de rolamento de maior altura, será necessário utilizar perfis diferentes para os segmentos abaixo e acima do apoio das vigas de rolamento para obter um conjunto econômico, respeitando as folgas necessárias para a movimentação da ponte rolante.

Pórtico com Coluna Treliçada. Para galpões com pontes rolantes pesadas ou de grandes vãos livres, a utilização de uma segunda coluna, apenas para o apoio das vigas de rolamento tornará o conjunto bastante eficiente, desde que se trave uma coluna na outra formando um conjunto treliçado, dando a rigidez necessária para resistir às cargas horizontais da ponte rolante, como podemos ver na foto no inicio na matéria.