Artigos Tecnicos Tipos de Pórticos

Basicamente na área da construção civil no ramo de estruturas metálicas, chamamos de pórtico um conjunto de colunas verticais, que sustentam vigas nas horizontais, por exemplo um galpão com dimensões 20,00m x 30,00, temos divisões iguais a cada 6,00m, então teremos um galpão com seis pórticos, como mostra a figura a baixo. A idéia surgio na Grécia antiga e influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais. Temos uma grande diversidade de tipos de pórticos, para pequena, média e grandes estruturas, pórticos em arco, duas aguas treliçada etc.


Vejamos alguns tipos de Pórticos:

Pórtico Simples de Alma Cheia.
Tipo duas águas, estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 10m a 45m e altura de 4m a 12m. O grau da inclinação da cobertura (caimento da água) fica entre 5 e 20 % do tamanho do vão livre e espaçamento entre os pórticos entre 6m e 12m.

Pórtico Simples com Vigas tipo Treliçadas.
A mesma estrutura do pórtico citado a cima, pórem neste caso temos vigas treliçadas que garantem maior capacidade de forças aplicadas sobre a mesma.
Como os perfis podem aumentar a altura em aproximadamente 50%, sem aumentar a massa linear, consegue-se vencer vãos maiores, de até 60m.

Pórtico com Coluna Central.
Utilizado para grandes vãos (maiores que 30m), e sem a necessidade de vão livre direto, o pórtico necessita de uma escora central, pode reduzir as vigas, gerando uma estrutura mais econômica.

Pórtico Atirantado com Pendurais.
Repetindo a mesma situação do pórtico a cima, mas com a colocação de tirantes e pendurais, consegue-se reduzir os deslocamentos horizontais e os momentos nas colunas.
São indicados para inclinações maiores que 15%.

Pórtico em Arco.
Muito utilizado na questão arquitetônica para dar impressão de amplitude do galpão.
As vigas são curvadas por calandragem a frio.
Para vãos grandes. serão necessárias ligações nas vigas, que devem ser cuidadosamente detalhadas.