História do Aço
Vejamos de maneira rápida os antecedentes da estrutura metálica por meio de algumas datas especificas.
Produção do Ferro
1720 – Obtenção de ferro por fundição com coque e início da produção de ferro de primeira fusão emgrandes massas.
1784 – Aperfeiçoamento dos fornos para converter ferro de primeira fusão em ferro forjável.
1864 – Introdução do forno Siemens-Martin para produção de aço.
Conformação do ferro
Meados do Séc.XVIII – Laminação de chapas de ferro.
1830 – Laminação dos primeiros trilhos de trem.
1854 – Laminação dos primeiros perfis I sendo feita a primeira normalização de um material utilizado na construção civil.
Utilização do ferro
1779 – Primeira obra importante de ferro, ponte sobre o Severn em Coalbrookdale, na Inglaterra,projetada por Abraham Darby com vão de 30m.
Começo do Séc.XIX – Utilização de cabos em pontes.
1801 – Primeiro edifício industrial em ferro em Manchester.
1850 – Alcançou-se 300m de vão com ponte a cabo.
1851 – Início da utilização do ferro em grandes coberturas (naves); Palácio de Cristal em Londres,projetado por Joseph Paxton.
1852 – Estações ferroviárias de Paddington (Londres).
1853 – Mercado Central do Halles (Paris).
1855 – Primeira ponte de grande vão com vigas.
1862 – Estações ferroviárias do Norte (Paris).
1866 – Construção de uma cobertura em Londres com 78m de vão.
1868 a 1874 – Ponte em aço sobre o Rio Mississipi em St. Louis, projetada por Eads, com 3 arcos treliçados, tendo o maior deles 159m de vão.
1875 – Palácio de Cristal (Petrópolis).
1879 – Edifício Leiter I, construído pela "Escola de Chicago".
1883 – Ponte de Brooklyn (New York), pensil com 487m de vão.
1890 – Ponte sobre o "Firth of Forth" (Escócia) em balanço duplo treliçado, com vão central de521m.
1894 – Edifício Reliance construído pela "Escola de Chicago".
1901 – Estação da Luz (São Paulo); Mercado do Ver-0-Peso (Belém); Estação Ferroviária de Bananal (Bananal).
1910 – Teatro José de Alencar (Fortaleza).
1910 a 1913 –Viaduto Santa Efigênia construído com estrutura belga, com 225m de comprimento vencidos por três arcos.